Eliane Auer

Só quem conhece a alma do poeta é que sabe onde moram suas emoções.

Textos

 

Uma mente brilhante

blogg_125255.jpg

O filme Uma Mente Brilhante narra a história verídica do grande  matemático John Nash que desde a sua iniciação  à universidade.

 Talento reconhecido pela instituição, pelos professores e, até mesmo, pelos seus colegas que inúmeras vezes desdenhavam do seu potencial.

Além de notoriamente ser um gênio  Nash também é percebido pelo comportamento  diferente. Interage pouco com as mulheres e de forma direta e usando vocabulário formal .

Uma mente brilhante é baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar

No seu período de estudo, Nash fez uma busca incessante por  uma fórmula que o levaria a celebridade tinha o objetivo de inovar. Acabou conseguindo a fórmula ao contrariar o conceito clássico de Adam Smith a respeito da competição (entendida como forma de estímulo para o avanço rumo a um objetivo, a uma lucratividade). Elaborou um conceito em que o essencial seria o espírito colaborador e  de grupo para que todos conseguissem chegar a algum lugar, a um certo objetivo, a um lucro final.

    Nash teve sempre perto dele um amigo imaginário, muito diferente de si, de nome Charles.

Que em suas alucinações o estimulava  sendo o único amigo que o compreendia.

  Ao terminar o curso de matemática, devido as suas teorias e pelo seu brilhantismo na área John Nash foi convidado a trabalhar no MIT (Massachussets Institute of Technology) um dos mais conceituado centros de pesquisa de matemática e engenharia dos Estados Unidos,    Além de suas pesquisas, foi convidado a dar algumas aulas, o que, para ele, foi um verdadeiro martírio já que as considerava perda de seu tempo e dos alunos também.

 Outra atividade, dessa vez instigante e interessante, também surgiu nessa mesma época. Foi aliciado para decifrar códigos para o governo, evitando que importantes mensagens soviéticas pudessem ser passadas através de inocentes matérias publicadas em jornais e revistas americanos para agentes russos infiltrados na América do Norte. Em suas mãos estava o destino da nação, ele poderia evitar a explosão de bombas nucleares nos Estados Unidos.

    Nesse mesmo período,  conheceu uma senhorita de nome Alicia,sua aluna, que mais tarde se tornaria a sua esposa  perseverante , amorosa e protetora  .

    Somente sua força e inteligência, junto com a dedicação de sua esposa poderiam permitir que Nash superasse as adversidades e viesse a ter uma vida normal, outra vez.

    Seu reconhecimento foi concretizado em 1994, quando ganhou o Prêmio Nobel de Economia.

    Uma mente Brilhante se passa pelas décadas de 1950 a 1970 e nos mostra um pouco do clima de assustador  que tomou conta dos Estados Unidos e do mundo por conta da Guerra Fria.

Percebemos o quanto a solidariedade é importante quando estamos em situações  em que achamos ser auto-suficientes.

Viver numa crise de falta de saúde mental é estar do outro lado da realidade e só quem acompanha conhece parcialmente o lado obscuro do ser humano nas suas individualidades.

O segredo para se tornar um vencedor é o apoio da família e solidariedade dos amigos e a vontade de vencer.

Muitas vezes, como ocorre no filme, o desprovido de saúde mental considera-se  sem problemas deixando de  usar a medicação que o torna lento e co  a capacidade intelectual reduzida.
trilhassonoras | Uma mente brilhante

Eliane Auer (Moça Bonita)
Enviado por Eliane Auer (Moça Bonita) em 16/09/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
elianeauer@uol.com.br- @escritoraelianeauer
http://mocabonita.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4239426