Eliane Auer

Só quem conhece a alma do poeta é que sabe onde moram suas emoções.

Textos

SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA  
A física social è foi o primeiro nome dado à ciência da sociedade, concebida por Comte, posteriormente ele a denomina de sociologia.
Uma ciência positiva è tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais.
Ciência positiva: onde se tem um conhecimento positivo, isto é, não especulativo, baseado unicamente na experiência, na observação dos fatos. Caracteriza-se por abrir mão do absoluto, tendo como objeto o relativo, as realidades proporcionais à nossa razão: dos fatos, da experiência, suas relações e suas leis, são o predomínio da observação sobre a imaginação.
O método para se conhecer a sociedade à luz de Émile Durkheim (1848/1917)- pensador francês seria a observação
Ele compara a sociedade a um animal, com sistema de órgãos diferentes, onde cada um tem um papel especial e enfatiza que alguns têm privilégio devido as suas funções, não a uma causa estranha.
Embora Comte seja considerado o pai da sociologia e tenha-lhe dado esse nome, ou seja, o nome da ciência, Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos.
            Ele e seus colaboradores se esforçaram por emancipar a sociologia das demais teorias sobre a sociedade e constituí-la como disciplina rigorosamente científica.
            Émile Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia – os fatos sociais.
            Ele aconselhava o cientista a estudar os fatos sociais como coisas, fenômenos que lhe são exteriores e podem ser observados e medidos de forma objetiva.
            Imbuído dos princípios positivistas Émile Durkheim queria com esse rigor, à maneira do método que garantia o sucesso das ciências exatas, definirem a sociologia como ciência, rompendo com as idéias e o senso comum “achismos” – que interpretava de maneira vulgar à realidade social.
            Consideram fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução.


 
 
Eliane Auer (Moça Bonita)
Enviado por Eliane Auer (Moça Bonita) em 14/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
elianeauer@uol.com.br- @escritoraelianeauer
http://mocabonita.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4239426