Eliane Auer

Só quem conhece a alma do poeta é que sabe onde moram suas emoções.

Textos

Diversidade cultural



O texto  abaixo retrata os fatores sociais que acontecem em nosso cotidiano, levando em conta a diversidade cultural, a partir de conceitos como  moral e imoral , o bem e o mal, o certo e o errado, liberdade e servidão, direitos e deveres.


Quando consideramos a extrema diversidade cultural da humanidade, pode-se compreender cada grupo humano, seus valores, suas normas de conduta, suas reações psicológicas aos fenômenos do cotidiano, suas reações e ao imoral ao belo e ao feio, ao certo e ao errado , ao justo e ao injusto, etc...

O bem e o mal pôde ser percebido no assassinato do jornalista Tim Lopes.
“// Um cidadão que segundo sua esposa em reportagem exibida no jornal nacional da rede Globo (emissora de televisão) , disse que o marido tinha orgulho : repórter , pobre e negro//”; defendendo as classes mais carentes , tentava descobrir e noticiar venda de drogas, prostituição em bailes funks. Ele fazia reportagens sobre o submundo percebemos que quando citamos  a diversidade cultural o jornalista em seu exercício da profissão , servindo aos desprovidos de fartura perde a vida e a liberdade de imprensa.
O direito de ir e vir lhe foi destituído no cumprimento do seu dever.

// Ao  subir no morro da Favela Vela Cruzeiro  , na Penha, o jornalista tentava colher informações e imagens para uma matéria sobre baile funk.
Segundo denúncias de moradores, o baile seria para exploração sexual de menores e consumo de drogas.
Este crime foi  citado como o primeiro assassinato no Brasil realizado por traficantes em represália ao trabalho de um jornalista.
Marcou sua carreira com reportagens de denúncias sobre a vida precária dos brasileiros pobres.
No mundo, a morte de profissionais da imprensa costuma ser associada a guerras ou regimes ditatoriais//
Texto de : Silvia Rogar
(matéria: trabalho de risco , revista Veja 12 de junho, 2002)

Foi podado do seu direito de liberdade de imprensa quando torturado barbaramente e morto com requintes de crueldade.
Isto nos leva a questionar até onde está correto as leis que regem direitos e deveres, liberdade X reclusão, enfim o bem e o mal?

Nesse contexto, a violência se desenvolve e se generaliza. Escandaliza , choca, torna-se cada vez mais banalizada, mas parece também, com outros aspectos da vida social, fugir ao controle dos homens e das instituições. E , assim como a pobreza, a violência indiscriminada , a impunidade dos criminosos e a diversidade dos grupos em conflito , põem em xeque as mais otimistas análises sobre a sociedade atual, fazendo com que tendências aparentemente opostas se contraponham de forma crescente: pobreza e abundância, liberdade e servidão, bondade e autoritarismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Veja editora Abril   - edição 1755
Ano 35 – nº 23 – 12 de junho de 2002 p. 48

Rede Globo emissora de televisão—Jornal Nacional    reportagem: Willian Bonner

COSTA, Catarina
Sociologia : introdução à ciência da sociedade/ Cristina Costa.
2ª ed.  – São Paulo: Moderna, 1997
Bibliografia
1. sociologia   1. Título
Eliane Auer (Moça Bonita)
Enviado por Eliane Auer (Moça Bonita) em 30/11/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
elianeauer@uol.com.br- @escritoraelianeauer
http://mocabonita.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4239426